GAME SPEAK

As palestras buscam fomentar discussões relevantes na área de jogos digitais, em uma série de encontros com especialistas sobre diversos temas. Não é necessária inscrição para esta atividade.

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INFO :: O diretor criativo da Swordtales contará os bastidores do jogo Toren, suas experiências e pessoas famosas que conheceu durante sua criação. Toren foi o primeiro jogo brasileiro a conseguir captar recursos para a Lei Federal de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet).

BIO :: Formado em design e pós graduado em Cinema e Jogos Digitais, Alessandro atua há seis anos na indústria de jogos e atualmente está lançando o primeiro jogo do seu estúdio indie (Swordtales): o jogo Toren.

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INFO :: Como é a legislação aplicada ao universo dos games? Serão discutidos os direitos autorais, proteção de personagens, adaptação de histórias, registro de marcas, criação de produtos derivados, proteção ao formato e às regras do jogo entre outros.

BIO :: Rafael, da Drummond & Neumayr Advocacia, é especialista em direito do entretenimento com ênfase em propriedade intelectual. Atua nas áreas de direito do entretenimento, do audiovisual, da moda, das artes, autoral e marcário, . É professor e coautor de um livro na área – e também ator de teatro!

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INFO :: Considerando a inclusão dos jogos digitais na Lei Rouanet e o BNDES Procult, programa de financiamento da economia criativa cultural, serão abordadas as etapas de apresentação e aprovação de um projeto, os mecanismos de apoio disponíveis e os limites de abatimento previstos.

BIO :: Mestrando e graduado em direito, Thiago, da Drummond & Neumayr Advocacia, está se especializando em direito tributário. Atua nas áreas do direito tributário e financeiro com foco em incentivos fiscais. Possui experiência em direito da moda, propriedade intelectual e direito da arte.

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INFO :: Serão abordadas várias técnicas e metodologias não convencionais de uso do 3D, desenvolvidas ou adaptadas de outras mídias e que facilitam trabalhar ou chegar as resultados que diferentes produções digitais exigem atualmente.

BIO :: Dilly é graduado em design gráfico, é professor e presta serviços em várias áreas de CG 3D, desenvolve projetos de animação, educação e jogos eletrônicos e já concorreu em vários festivais de animação.

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INFO :: O game designer Marcos Venturelli, criador de Chroma Squad, entrega de bandeja o grande segredo para ter sucesso na indústria de games.

BIO :: Há 8 anos no mercado de jogos, game designer de Chroma Squad, Dungeonland, Star Vikings, Relic Hunters e outros. Fundador da Critical Studio, atualmente trabalha na Behold Studios e em projetos independentes sob a alcunha “Rogue Snail”.

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INFO :: Metodologias, técnicas e dicas úteis para quem já é empreendedor ou quer começar nesta aventura: modelo de negócios aplicado a games, mercado, personas, Canvas aplicado a jogos e interações, promoção, estratégias de comercialização, mensuração e monitoramento.

BIO :: Ronaldo Gazel, fundador da Gaz Games e Meatballs é especialista em Tecnologias Emergentes e Gamificação , com vasta experiência em comunicação digital em cases de sucesso como Ford, Cartoon Network, New Holland, Iveco, Localiza, Fiat, CASE IH, Vale e outros.

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INFO :: O glitch como algo além do erro: como jogar utilizando um bug não é só comum, mas parte do jogar. A palestra irá abordar exploits, ROMs corrompidos propositalmente e, por fim, uma nova leva de jogos onda a jogabilidade tem o bug como função básica.

BIO :: Luís Felipe Garrocho é quadrinista e mestrando pela UFMG. Graduado em História, é co-criador do site Quadrinhos Rasos, Almanacão de Férias da Turma do RyotGomba, Bufas Danadas e do Achados e Perdidos, e as revistas Cosmonauta Cosmo, Graphic MSP Bidu-Caminhos em conjunto com Eduardo Damasceno.

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INFO :: A palestra abordará a trajetória do estúdio mineiro Ilusis, os desafios de desenvolver jogos para console e como o Krinkle Krusher se tornou um dos primeiros jogos brasileiros na PSN.

BIO :: Leonardo é um dos fundadores e sócio da Ilusis, com mais de 8 anos de experiência no desenvolvimento de jogos, atuando em Game Design e Direção Criativa. Participou do desenvolvimento de grande parte dos games e projetos da empresa, entre eles Jett Tailfin, Freestyle Challenge, Skyrise Runner, SocceR10 e Krinkle Krusher.